O Turismo Representa 15,2% do PIB? Não faria tal afirmação!





O World Travel and Tourism Council reclama ser “The Authority on World Travel & Tourism”, já conheceu dias de maior glória, mas ainda é uma fonte de informação a ter em conta.

Na continuidade de um esforço de quantificação do “Travel and Tourism Economic Impact”, publicou recentemente um conjunto impressionante de estudos, que vão do nível Global ao Nacional, passando pelo Regional – justifica-se uma visita ao site (www.wttc.org).



Þ     Metodologia, Sua Aplicação e Validação

Sobre a Metodologia, citamos o documento do WTTC (1):

“The UN Statistics Division-approved Tourism Satellite Accounting methodology (2) quantifies only the direct contribution of Travel & Tourism. But WTTC recognises that Travel & Tourism's total contribution is much greater, and aims to capture its indirect and induced impacts through its annual research.”.

O leitor deve ter presente que, em Portugal, são utilizadas três definições formais de Turismo:

·          a da Politica e Serviços de Turismo, algo redutora, na medida em que é muito concentrada no Alojamento Turístico Classificado e Agências de Viagens e Turismo,

·          a aprovada pela Comissão de Estatísticas da Organização das Nações Unidas, com eventuais adaptações pelo Eurostat, bem mais vasta do que a anterior – integra, ente outros, os Emigrantes portugueses e todas as modalidades de Alojamento Turístico,  

·          a do Fundo Monetário Internacional, para efeito do item Travel da Balança de Pagamentos, posteriormente compatibilizada com a da ONU.

A Metodologia do WTTC ainda é mais larga do que a da Comissão de Estatísticas da ONU e dá valores que não são comparáveis com esta.

A metodologia do WTTC deve ser sujeita a

·          avaliação da sua aplicação – onde vai o WTTC buscar a informação sobre 2011, de modo a publicar dados em Fevereiro de 2012?

·          validação – são estes dados aceites pelo Sistema Estatístico Nacional e, entre outros, pelos Departamentos de Análise de Instituições Financeiras credíveis?

Aconselhamos, vivamente, a leitura do documento.

Þ     Informação e Mensagem Para o Público

Citamos a avaliação daDIRECT CONTRIBUTION OF TRAVEL & TOURISM TO GDP” [o sublinhado é nosso]:

·          The direct contribution of Travel & Tourism to GDP in 2011 was EUR 9.2bn (5.3% of GDP). This is forecast to fall by2.2% to EUR 9.0bn in 2012.This primarily reflects the economic activity generated by industries such as hotels, travel agents, airlines and other passenger transportation services (excluding commuter services). But it also includes, for example, the activities of the restaurant and leisure industries directly supported by tourists.

·          The direct contribution of Travel & Tourism to GDP is expected to grow by 1.7% pa to EUR10.6bn (5.4% of GDP) by 2022.



Citamos a avaliação da “TOTAL CONTRIBUTION OF TRAVEL & TOURISM TO GDP”:

·          The total contribution of Travel & Tourism to GDP (including wider effects from investment, the supply chain and induced income impacts, see page 2) was EUR26.2bn in 2011 (15.2% of GDP) and is expected to grow by 2.1% to EUR25.7bn (15.4% of GDP) in 2012.

·          It is forecast to rise by 1.8% pa to EUR30.6bn by 2022 (15.7% of GDP).

Receamos que a mensagem para o público seja

·          Reter e insistir em propagandear a percentagem de 15.2% em 2011,

·          não esclarecer o que leva o WTTC a prever tão longa estagnação da actividade de Travel and Tourism em Portugal.



Þ     Os Rankings

O leitor mais apressado retém que, no indicador “Relative importance of Travel & Tourism's total contribution to Gross Domestic Product, a posição de Portugal, num total de 181 países, é

·          41º em posição relativa do indicador “Contribution to GDP in 2011”,

·          166º no indicador “Growth - 2012 forecast”,

·          169º no indicador “Long-term Growth Forecast 2012-2022”.



O ranking confirma uma dramática previsão do crescimento da contribuição da Contribuição Total das Viagens e Turismo para o Produto Nacional Bruto.





Þ     Que Contributo Para Posicionar a Economia do Turismo?

Brevemente procuraremos demonstrar

·          o erro do Posicionamento tradicional “do Turismo” em Portugal – vítima de indicadores não credíveis e errados e do repetitivo e vão reclamar de um papel “estratégico” na Economia,

·          a urgência e importância de um posicionamento profissional da Economia do Turismo, definida de acordo com as normas da Comissão de Estatísticas da ONU e do Eurostat.

Neste quadro, o contributo da avaliação do WTTC pode ser contraditório:

·          na sua vontade de “alargar” mais o valor da “contribution to GDP” e de produzir, muito rapidamente e em força, estimativas para todos os países, os números do WTTC podem, no mínimo, não acrescentar credibilidade ao posicionamento da Economia do Turismo, que tem de assentar nos números do Sistema Estatístico Nacional.



Albufeira 12 de Março de 2012



Sérgio Palma Brito





Notas


(2)United Nations, UN World Tourism Organization, Eurostat, OECD, Tourism Satellite Account: Recommended Methodological Framework 2008, Luxembour, Madrid, New York, Paris, 2010

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