TURISMO, SUSTENTABILIDADE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO, AMBIENTE, IMOBILIÁRIA DO LAZER, TURISMO RESIDENCIAL




De uma assentada juntamos seis palavras que designam alguns dos conceitos mais críticos ou politicamente correctos da análise do Turismo. Garantimos não ter ensandecido nem rendido a modas.


A realidade é simples. Já há algum tempo, redigimos dois textos, de uma série de seis, com preocupações didácticas e procuram dar uma visão completa sobre o Turismo da actualidade.


Os dois textos deviam estar integrados em um único. A sustentabilidade do turismo (para ser mais exacto, da Economia do Turismo), seja ela ambiental, social ou económica, reside na integração da sua dinâmica pelo Ordenamento do Território e como este integra Ambiente, Imobiliária do Lazer ou Turismo Residencial. Separar este conjunto exige uma organização do texto que acaba por não facilitar a leitura.


A separação em dois textos, as exigências do formato, as limitações de espaço e as nossas próprias (sem falsas modéstias) limitam o alcance dos dois livrinhos.


Apesar disso, os dois livrinhos valem a leitura (mesmo apressada) por tentarem contar “como foi” e “como é”. Com efeito, não seguem a via de escolher um modelo inadequado e, com mais ou menos arte, encaixar a realidade nele, tendo sempre a possibilidade de, quando a realidade não encaixa no modelo, mudar a realidade para o modelo dar certo.


A partir de um dos links à SPI e ajuda do Google, é possível aceder a todos os manuais.


Pode aceder directamente aos dois volumes que redigimos:


TURISMO - SUSTENTABILIDADE, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE

http://www.spi.pt/turismo/Manuais/Manual_II.pdf


TURISMO - IMOBILIÁRIA DO LAZER E TURISMO RESIDENCIAL

http://www.spi.pt/turismo/imobiliaria.html



Boa leitura! Aguardamos críticas e comentários devastadores.


A Bem da Nação

Albufeira 9 de Abril de 2012
Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário