Aeroporto da Portela vai crescer - Sociedade - Sol

Aeroporto da Portela vai crescer - Sociedade - Sol


O processo do Novo Aeroporto de Lisboa NUNCA considerou a Opção Zero (aumentar a Portela e não o construir) e sempre foi conduzido por interesses, legítimos na maior parte dos casos, mas que minimizavam e/ou ignoravam as exigências da competitividade da Oferta de Turismo de Lisboa e da sua Cintura Turística.

A notícia do Sol permite-nos vir a público com duas deixas que recebemos de pessoas respeitáveis e que abrem vias para “aumentar” o Aeroporto da Portela.

Þ     Do Inaceitável Ignorar da Portela Até às Variadas Propostas Sobre o Novo Aeroporto de Lisboa
No “debate” (sic) sobre o Novo Aeroporto de Lisboa, há um facto inaceitável

·          desde Marcelo Caetano a José Sócrates, a Opção Zero (ampliar a Portela) nunca foi considerada, aprofundada e avaliada.

A opção por um Novo Aeroporto sempre teve apoios fortes e diversificados

·          o de Políticos, deslumbrados por serem “o Duarte Pacheco da Ota”,

·          os genuínos, de que Henrique Neto é o ícone,

·          os Engenheiros, seduzidos pela beleza da Obra de Engenharia,

·          os bem mais poderosos da Finança e da Construção, perfeitamente legítimos,

·          os de uma corte de Facilitadores a procurar abichar, filhos bastardos do Regime Democrático.

A um canto, considerados incapazes de uma “visão sistémica” e encabrestados numa “visão meramente sectorial” estavam os que, como nós, afirmavam

·          é preciso manter a Portela, como factor de competitividade da Oferta de Turismo de Lisboa e sua Cintura Turística.

Þ     Duas Vias Para Aumentar a Portela
Procuramos estudar e investigar temas relacionados com Viajar e Turismo, mas não fazer investigação jornalística “da boa”. Não pudemos dar seguimento a duas deixas que, em tempos, recebemos.

A notícia do Sol abre-nos a possibilidade de as abordar. Amais importante tem a ver com o acesso aéreo a Portela e Alcochete e é simples:

·          em torno de Lisboa, há servidões da Força Aérea, umas que são excessivas e outras que são flexibilizáveis – eliminação e flexibilização aumentam a capacidade de acesso aéreo a Portela e/ou Alverca,

·          o Interesse Público justifica a sua revisão/flexibilização e as pessoas verdadeiramente responsáveis da Força Aérea tal não a recusarão, precisamente pela defesa do Interesse Público,

·          isto feito, aumenta o número máximo de acessos por hora ao Aeroporto da Portela e/ou Alverca.

A segunda deixa tem os seguintes elementos:

·          o espaço da Portela pode ser aumentado pela redução/eliminação da Base Aérea e expropriação de terrenos e barracões, alguns dos quais pertencerão à Câmara Municipal,

·          o Estacionamento de Aviões na Portela pode reduzir a capacidade e/ou operacionalidade do Aeroporto, o que implica obrigar os aviões a estacionar em outro Aeroporto – é aborrecido e custa, mas acima de tudo está o Interesse Público.

Þ     Proposta: Com Quarenta Anos de Atraso, Considerar a Opção Zero
Segundo a notícia do Sol, algo de novo está a acontecer.

Sabemos que propor Considerar a Opção Zero, em 2012, pode parecer ridículo e prejudicial à tomada de decisão.

Se virmos bem as coisas, o “estudo” que está em causa pode ser muito rápido. Basta uma conjugação de esforços, que vai do Presidente da República ao mais dedicado dos técnicos, passando por todos os poderes intermédios.  


Albufeira 1 de Junho de 2012

A Bem da Nação

Sérgio Palma Brito

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