Deslocações para Portugal no Segmento Europa, Holiday, Avião



Este post é o quinto de uma série de oito (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII) sobre a Procura pela Oferta de Turismo de Portugal no Mercado Emissor do Reino Unido com base no International Passenger Survey (Aqui). A série de posts encerra com uma Síntese e a edição PDF da versão adaptada de todos os posts, ambas a publicar brevemente. Sugerimos a leitura prévia da Introdução à Série (I).

O leitor deve estar informado sobre os Princípios Gerais do blogue (Princípios).

 

No presente Post observamos as deslocações Portugal e em todos os meios de transporte no segmento das deslocações para Europa, holiday, avião. Contrariamente ao que acontece com a Europa, o IPS não descrimina as deslocações por país e meio de transporte, o que nos obriga a comparar deslocações para a Europa e avião com deslocações para Portugal em todos os meios de transporte. A comparação é possível por a grande maioria das deslocações para Portugal ser em avião.

A nossa observação é enfocada no padrão das deslocações, na quota de mercado e despesa média por deslocação.

 

*Deslocações para Portugal no segmento Europa, holiday, avião
O gráfico 4.1 ilustra a evolução 1999/2013 das deslocações para Portugal por holiday e em todos os meios de transporte no segmento de deslocações para a Europa, por motivo holiday e em avião.

Gráfico 4.1 – Deslocações Por Motivo Holiday Para Portugal
 (milhares)

 
Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey

O gráfico 4.2 compara a evolução 1999/2013 dos índices das deslocações para Portugal por holiday e todos os meios de transporte e das deslocações para Europa, holiday, avião. Contrariamente ao que acontece com o caso do total de deslocações [gráfico 3.2]

-entre 1999/2008, o índice das deslocações para o segmento Europa, holiday, avião cresce acima do índice das deslocações para Portugal.

Gráfico 4.2 – Índice de deslocações do destino Portugal em holiday e do segmento Europa, holiday, avião
1999=100)

 
Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey

Explicamos esta divergência pelo crescimento das deslocações entre cidades por companhias low cost – ver o documento Transformação Estrutural do Mercado Europeu da Viagem de Lazer e Transporte em Avião (Aqui).

*Quotas de mercado e despesa média por deslocação de holiday
O gráfico 4.3 ilustra a evolução 1999/2013 da quota de mercado das deslocações para Portugal na totalidade do mercado [valores do gráfico 3.3] e no segmento Europa, holiday, Avião. Sem surpresa, a quota de Portugal no segmento é superior à quota no mercado e é a que mais significado tem.

Gráfico 4.3 – Quota de Portugal no total do mercado e no segmento Europa, holiday, avião
(Percentagem)

 
Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey

O gráfico 4.4 ilustra a evolução da despesa média a preços correntes por deslocação de holiday com destino a Portugal e com para Europa, holiday e avião. A despesa média em Portugal é superior à da Europa, ao contrário do que acontece no total do mercado [gráfico 3.5].

Gráfico 4.4 – Despesa média por deslocação por holiday
(libras)

 
Fonte: Elaboração própria com base em Office of National Statistics – International Passenger Survey

 

 

A Bem da Nação

Lisboa 10 de Novembro de 2014

Sérgio Palma Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário