Porque Diabo a Condor não voa para Faro desde 2008?

De entre notícias sobre rotas aéreas, retemos a da Condor acrescentar duas rotas às que já opera para as Canárias. A notícia levanta pergunta imediata: porque Diabo a Condor não voa para Faro desde 2008? A resposta mostra que, entre 1995 e 2014, o número de hóspedes residentes na Alemanha no alojamento classificado passa de 453k a 272k (menos 40%). Esta descida é inaceitável em si e ainda mais porque o mercado emissor da Alemanha é o mais importante da Europa.

*A Condor no Thomas Cook Group plc
A Condor é uma companhia charter, fundada em 1956 por investidores institucionais, com destaque para a Lufthansa que em 1959/1960 adquire 100% do capital. Desde há muitos anos, a Condor é associada ao operador Neckerman, o segundo do mercado da Alemanha depois da TUI.

Hoje, a Condor é uma companhia aérea de capital detido a 100% pelo Thomas Cook Group plc e no qual ocupa lugar de destaque. Em 2014

-tem uma frota de 40 aviões dos quais 12 Boeing 767/300,

-transporta 7,2 milhões de passageiros, menos cerca de 4 milhões do que a TAP mas com RPK de cerca de 90% do da TAP, o que denota um grande peso das rotas intercontinentais.

*A Condor no Aeroporto de Faro
É como companhia do operador Neckerman que a Condor opera para Faro até 2007. O gráfico 1 ilustra a evolução do número de passageiros transportados para Faro entre 1995 e 2007 – não dispomos dos números anteriores a 1995. Neste gráfico dois passageiros representam um turista – em 2002, a Condor traz ao Algarve 70.000 turistas do mercado emissor da Alemanha.

Gráfico 1 – Passageiros da Condor no aeroporto de Faro
(milhares)



Fonte: Elaboração própria com base em informação da ANA

Da história da Condor e destes números retemos:

-uma evolução positiva entre 1995/2002, seguida de queda brusca até à irrelevância dos números de 2007,

-a Condor não voar para o Algarve desde 2008.

*Notas sobre a Condor no aeroporto de Faro
Ao longo destes anos e em proporção variável, a Condor transporta passageiros da Neckerman, de outros operadores e de seat only. Estes últimos ganham com a liberalização do transporte aéreo na Europa em 1993.

A queda de passageiros a partir de 2002 é indissociável da incapacidade da hotelaria (alojamento classificado) do Algarve atrair turistas do mercado da Alemanha (gráfico 2):

-o número de hóspedes residentes na Alemanha na hotelaria do Algarve cai de maneira sustentada desde 1995 para mínimo de 213k em 2009 e ligeira recuperação para 272K em 2014.

Gráfico 2 – Hóspedes residentes na Alemanha na hotelaria do Algarve
(milhares)



Fonte: Elaboração própria com base em INE – Estatísticas de Turismo

A queda dos operadores de package holiday do emissor da Alemanha para o Algarve

-não é susceptível de ser explicada pela “concorrência das low cost”,

-a partir de 2002 parece ter a ver com decisão comercial no seio da Neckermann,

A suspensão da operação para Faro coincide com a formação do Thomas Cook Group plc em 2007 e integra a queda da operação do grupo para o Algarve.


*Oferta do Algarve, mercado da Alemanha, a Condor e o canário
Nas minas de carvão havia um canário cuja vivacidade ou desfalecimento era indicador da ausência/presença de monóxido de carbono que seria fatal para os mineiros. No Algarve da actualidade, a Condor é como um canário cujo regresso indicará que a hotelaria do Algarve é capaz de atrair turistas residentes na Alemanha:

-se a hotelaria for competitiva, a Condor volta a voar para Faro.

Desde o início da década de 2000 (vai para quinze anos) é evidente que posicionar a oferta do Algarve no mercado emissor da Alemanha exige fazer algo diferente de ‘mais do mesmo’. 

Depois da crise de 2008/2009 este ‘algo diferente’ tem de ser ‘ainda mais diferente’.

A responsabilidade em inovar e recuperar posição no mercado da Alemanha é das empresas privadas, por si ou em parceria na ATA e concertação com Turismo de Portugal e ANA. 

O instrumento deste novo posicionamento é um plano de marketing & vendas a três ou mais anos, com objectivos realistas,
programação da oferta ligada à distribuição e promoção de vendas, e responsabilização dos parceiros envolvidos.


A Bem da Nação

Lisboa 23 de Outubro de 2015  


Sérgio Palma Brito

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